- Visitantes -

Templates

DESOBEDIÊNCIA

Vamos tratar, na prática, de um problema que atinge muitos donos de cães; a dominância do cão na casa. Se o seu cachorro é meio "folgado", você pode mudar esse quadro tomando algumas atitudes que vão transformar, através de uma mudança de hábitos e atitudes, a posição do seu cão na hierarquia da casa sem prejudicar e estimulando a relação de amizade entre vocês.
Pra começar, tenha em mente que você é o chefe da casa e o líder da matilha, então, é você quem toma as decisões e as iniciativas, veja algumas dicas:
- Você é o cachorro-alpha da matilha e, por isso, você é o primeiro em tudo. Você tem o melhor lugar pra dormir, a melhor alimentação e é o primeiro em tudo. Você entra e sai dos cômodos, da casa e do carro primeiro.
- Você deve estar sempre no controle, antes de alimentar seu cão, faça-o esperar um pouco e só depois sirva-o, você determina qual será esse momento. Isso reforça o seu papel de chefe.
- Limite as liberdades físicas do seu cão em casa. Proiba e bloqueie imediatamente as ações indesejáveis. Ex: Entrar em um cômodo, subir em sofás, roer móveis, etc.
- Controle as brincadeiras e deixe claro que você é quem inicia e termina as brincadeiras, seu cão não deve chamar a sua atenção em demasia com latidos e etc. Você é quem sabe os momentos ideais pra brincar.
- Não repita um comando, seu cão deve atender à primeira ordem. Se for necessário repetir, aguarde uns 10 segundos pra reinterar o comando/ordem.
- Mantenha, sempre, uma rotina de hierarquia e exercícios físicos (caminhadas, corridas, etc.). Se quer fazer um carinho no seu cão, dê-lhe um comando e, assim que executado corretamente, use os carinhos como prêmio. Os exercícios de obediência não devem ser muito longos porque o tempo de concentração de um cão é pequeno.
A partir dessas simples dicas você vai, com certeza, notar grande diferença no comportamento do seu cão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário