- Visitantes -

Templates

Buldogue Campeiro

RESUMO HISTÓRICO: o Buldogue Campeiro tem sua origem nos Buldogues que vieram para o Brasil, trazidos pelos imigrantes europeus desde o século XVIII. Devido à criação de gado ser sempre forte na região sul, os Buldogues eram bastante usados para capturar o gado selvagem que se criava em meio a um ambiente hostil de campo e mata nativa. Participou de grandes tropeadas sempre capturando o boi fujão. Nos matadouros tinha participação ativa, solicitados para segurar um boi bravo sempre que fosse necessário. Os Buldogues para o trabalho tiveram uma seleção quase natural, uma vez que os que eram muito baixos levavam desvantagem em percorrer longas distâncias e em não poder tracionar segurando o boi. E os que através de cruzamentos com outra raça ficavam muito altos, perdiam o instinto de pegador, a precisão de movimentos, além de ficarem vulneráveis às investidas dos bois com seus coices e chifradas. O que era considerado um bom cão? O corpo deveria ser forte. A cabeça larga com fortes maxilares; o focinho largo e forte, para que pudesse morder e segurar um boi independentemente do peso. Cão de temperamento vigilante e tranqüilo, com acentuado espírito de luta e companheirismo. Este temperamento teria que ser tão obstinado que não conhecesse limites e tão controlado que sempre obedecesse aos comandos do tropeiro. Assim, "selecionado na lida" nasceu o BULDOGUE CAMPEIRO.

APARÊNCIA GERAL: Cão de constituição potente e larga, indicando força e agilidade. Formato corporal quase quadrado. Membros vigorosos, musculosos com ossos fortes. Cabeça volumosa e peito amplo. Aspecto imponente. Visto de cima deve ser muito largo nos ombros e comparativamente estreito nos lombos.

TEMPERAMENTO: Versátil com características de guardião. Destaca-se pela fidelidade ao dono, tenacidade e coragem. Seu temperamento é de vigilante tranqüilo, perseverante, com acentuado espírito de luta e companheirismo. Muito dócil com crianças é um cão de fácil adaptação;

Controlável, não tímido, late pouco, é tranqüilo e ciumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário