- Visitantes -

Templates

Tibetan Terrier

Tibetan Terrier
- Tipo físico -
Compacto e potente, de corpo robusto, tamanho mediano e linhas quadradas. A pelagem é dupla: a exterior é profusa e fina, nem sedosa, nem lanosa, e o subpêlo é fino e lanoso. Há um abundante e longo chumaço de pêlos na cabeça cobrindo os olhos. Possui barba na mandíbula inferior. As orelhas são caídas e em formato de V, com longos pêlos e não muito grudadas à cabeça. Os membros anteriores são retos. O tórax é ligeiramente redondo. Altura: 35 a 40 cm. Peso: 8 a 12 kg. São admitidas todas as cores.

- História -
Criados como mascote ou talismã, o Terrier Tibetano é uma das raças pequenas nativas do Tibete. No Vale Perdido, em uma área praticamente inacessível, moravam em monastérios como mascotes e eram dadas a viajantes aventureiros para dar-lhes boas sortes. Entre seus antepassados se encontram o cão da montanha de Kunlun do norte e o cão da Mongólia central. Muitos desses cães guiavam as ovelhas nas montanhas tendo o grande Mastin Tibetano como guardião. Os menores, não aptos como pastores, eram dados para os cuidados dos lamas tibetanos. Alguns eram (e ainda são) usados como guardiões e caçadores de objetos perdidos.

- Caráter -
O Tibetan Terrier é genioso, decidido e valente. Sua larga pelagem requer muitos cuidados. No verão tibetano, podem ser vistos tosados como as ovelhas.

2 comentários:

  1. Olá! Você conhece algum criador de Tibetan Terrier no RS ou SC?

    ResponderExcluir
  2. Desconheço, sugiro procurar no site do Kennel Clube do RS, no link Criadores.

    ResponderExcluir